Potenciais evocados.
Potenciais evocados
Os testes de potenciais evocados medem a atividade elétrica cerebral obtida como resposta ao estímulo de vias sensoriais específicas (podem ser visuais, sensitivas, motoras ou auditivas). Os exames de potencial evocado são muito utilizados na avaliação e seguimento de pacientes com esclerose múltipla, pois podem detectar alterações no funcionamento dos nervos, mesmo antes de o paciente apresentar quaisquer queixas clínicas.
O uso de marcapasso cardíaco não contraindica a realização do exame.
Como se preparar
- Trazer o pedido do exame e documentos pessoais;
- Vir com os cabelos limpos e secos;
- Não usar cremes, mousse ou gel no cabelo;
- Alimentar-se normalmente;
- Tomar os medicamentos normalmente;
- Se fizer uso de lentes corretivas (óculos de grau), trazê-las;
- Trazer exames relacionados a doença. Exemplo: Ressonância magnética;
- Não utilizar cremes ou hidratantes no corpo ou no rosto.
Potencial evocado visual (PEV)
Analisa as respostas obtidas no cérebro após o estímulo realizado nas vias visuais (olhos), através de um padrão de imagens em um monitor de TV ou utilizando óculos apropriados com flashes de luz (no caso de crianças e pacientes que não colaboram). São os mais comumente realizados dentre os potenciais evocados.
O PEV tem suas principais indicações na avaliação dos nervos ópticos (queixas de alteração visual) e em doenças desmielinizantes (como a esclerose múltipla).
Pode ser realizado em pacientes de todas as faixas etárias, sendo importante, por exemplo, para auxílio da integridade da via visual em pacientes que não colaboram nos exames oftalmológicos de acuidade visual.
Potencial evocado somato-sensitivo (PESS)
Analisa as respostas obtidas no cérebro após o estímulo de nervos sensitivos dos braços ou pernas.
O médico assistente do paciente deverá definir os locais de realização do exame de acordo com as queixas e o exame neurológico.
Podem ser realizados:
Potenciais evocados somato-sensitivos de membros superiores
Potenciais evocados somato-sensitivos de membros inferiores
Potenciais evocados somato-sensitivos de quatro membros
A principal indicação dos PESS é a avaliação e o acompanhamento de pacientes com esclerose múltipla e também o estudo de pacientes com queixas de alteração de sensibilidade em braços e pernas de outras causas.
Contato
Clínica Neurolife Natal
Natal: Manhattan Business Avenida Campos Sales, 901 - 26° Andar, Sala 2602. Tirol, Natal – RN CEP 59020-300Clínica Recife
Recife: Rio Mar Trade Center - Avenida República do Líbano, 251 - Pina (12° andar, Torre B)